Aprendizagem da literacia financeira e de xadrez continuam a par da matemática
A 14ª edição do projeto educativo de matemática «Divertir com o Saber» vai contemplar, no presente ano letivo, 156 crianças que frequentam o pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, residentes em quinze empreendimentos sociais.
A dinâmica de funcionamento do projeto pressupõe a realização de aulas com a duração de 1h30 por turma, assim como o desdobramento de turmas em cinco dos empreendimentos, uma vez que se registou um elevado número de crianças inscritas de diferentes anos de escolaridade, tais como:
De referir que, com o desdobramento das turmas, pretende-se proporcionar ao grupo de crianças um apoio o mais individualizado possível, considerando as especificidades das matérias letivas dos anos que se encontram a frequentar, respondendo assim às suas principais dificuldades. De salientar que algumas crianças apresentam grandes dificuldades e não acompanham o currículo na escola, o que exige um trabalho muito diferenciado com cada uma delas.
As sessões decorrerão ao sábado, no período compreendido entre 19 de outubro de 2019 e 20 de junho de 2020, num total de 30 sábados. Fazem-se as pausas letivas de Natal (de 21 de dezembro a 4 de janeiro de 2020), a pausa da Páscoa (de 28 de março a 11 de abril de 2020), terminando o ano letivo no dia 20 de junho de 2020.
Aulas de xadrez
As aulas de xadrez vão prosseguir e serão dinamizadas, como habitualmente, por monitores selecionados pela Academia de Xadrez de Gaia, parceria da Gaiurb neste projeto juntamente com a Escola Profissional de Gaia. A implementação da aprendizagem desta modalidade a pretexto da matemática tem contribuído para a melhoria da concentração e do cálculo mental das crianças. De salientar que, graças à prática desta modalidade, cinco crianças já estão federadas na Federação Portuguesa de Xadrez e a competir em torneios distritais e nacionais.
«No Poupar Está o Ganho»
A parceria com a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda vai, também, manter-se no que diz respeito à implementação do programa de literacia financeira denominado «No Poupar Está o Ganho». De referir que, a equipa de professores possui a formação necessária para trabalhar estes conteúdos, continuando a proporcionar às crianças o desenvolvimento de competências específicas ao nível da matemática funcional, consciencializando as crianças para a importância do dinheiro e aquisição de ferramentas que lhes permitam, no futuro, tomar decisões acertadas, tornando-os consumidores mais responsáveis.
Pausas Criativas
O programa Pausas Criativas vai preencher os tempos livres das crianças e jovens com assiduidade às aulas superior a 80%, durante as férias escolares, através da realização de atividades recreativas, desportivas e/ou culturais. Está prevista uma visita à Kidzânia no último sábado do projeto (20 de junho de 2020), atendendo à vontade expressa das crianças e ao impacto pedagógico que esta atividade proporciona.