Parceria entre a Gaiurb e a Árvore é exemplo de empreendedorismo e de inovação social
O presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, visitou a Escola Oficina, juntamente com a vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Gaia, Marina Ascensão, com vista a observar in loco um dos projetos de inovação social pioneiro e de referência no país.
O responsável pela iniciativa pública que visa promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal teve a oportunidade de observar os projetos em execução nas áreas da cartonagem, costura, design en multimédia, assim como o núcleo de projetos da Escola Oficina.
À margem desta visita, Filipe Almeida e Marina Ascensão deslocaram-se, também, ao empreendimento social Dr. Barbosa de Melo, em Canidelo, para visitar o Cantinho do Estudo, um projeto psicossocial do Município de Gaia e da Fundação Manuel António da Mota, que visa melhorar as condições de estudo e a aprendizagem das crianças, tendo já beneficiado 51 crianças.
Portugal Inovação Social mobiliza cerca de 150 milhões de euros do Fundo Social Europeu, no âmbito do Acordo de Parceria Portugal 2020, e canaliza esta verba para o mercado através de quatro instrumentos de financiamento destinados a financiar projetos que proponham abordagens alternativas e inovadoras para responder a problemas sociais.