Exposição fotográfica reinventa a autoestima dos moradores do empreendimento Perosinho
A exposição fotográfica que retrata a vida e reinventa a autoestima dos moradores do empreendimento social de Perosinho, de autoria de Pedro Oliveira e intitulada «Bairro Feliz», foi inaugurada no último sábado na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia, onde ficará patente até 15 de Janeiro.
Perto de sessenta moradores estiveram presentes neste momento especial, cuja abertura foi assinalada pela brilhante atuação dos jovens guitarristas Gonçalo Valente e Romeu Lourenço, alunos do professor Gonçalo Morais, da Academia de Musica de Vilar do Paraíso.
A inauguração da mostra foi presidida pela vereadora da Ação Social, Marina Ascensão, que enalteceu a importância deste projeto de intervenção comunitária dinamizado pela técnica de apoio social da Gaiurb, Paula Ribeiro, do envolvimento e da dedicação do fotógrafo Pedro Oliveira e da partilha com toda a comunidade ali presente.
Este projeto nasceu de um conjunto de reflexões de Paula Ribeiro,
designadamente da necessidade de se inverterem comportamentos decorrentes de baixa estima, pelo que todas estas experiências e histórias de vida partilhadas nesta exposição são de extraordinária importância para a técnica de apoio social desenvolver o seu trabalho comunitário e são, também, demonstrações de auto estima positiva.
Pedro Oliveira dedicou este trabalho às pessoas residentes no bairro, a quem agradeceu o facto de o terem recebido em suas casas e permitido fotografar as suas vidas em realidades quase sempre difíceis mas felizes.
Todos os moradores envolvidos neste projeto receberam uma fotografia, do mesmo tamanho daquelas que constituem a exposição, em modo de presente de Natal e de gratidão pela participação neste «Bairro Feliz».
A inauguração contou, ainda, com a presença do representante da União de Freguesias de Serzedo e Perosinho, Joaquim Camarinha, da coordenadora da Unidade de Ação Social da Gaiurb, Cristina Vilas Boas, e do diretor da Biblioteca Municipal, Abel Barros, e da equipa do projeto Check In E6G, de Vila Nova de Gaia.