Crianças residentes nos empreendimentos sociais assistiram aos ensaios do espetáculo
As crianças residentes nos empreendimentos sociais de Arcozelo, São Félix da Marinha, Perosinho e Serzedo, com idades compreendidas entre os 5 e os 14 anos, visitaram o espaço do CUPULA Circus Village Festival e assistiram aos ensaios.
A jornada realizou-se no último sábado e iniciou com uma receção na escola primária de Arcozelo, no lugar de Sá, onde foi oferecido o pequeno almoço a todas as crianças.
Não obstante o mau tempo que impediu a realização do espetáculo previsto para aquela manhã, o circo abriu as portas para que todos pudessem assistir aos ensaios que antecederam a atuação ao fim da tarde.
Esta visita surgiu na sequência dos 16 workshops de circo que decorreram, durante o verão, nos referidos empreendimentos sociais. Foi uma oportunidade para todos aprenderem malabarismo (manipulação de objetos), acrobacia no solo e aérea, equilibrismo, trabalho de grupo, improvisação e consciência corporal.
A iniciativa integrou o plano de atividades de verão desenvolvidas pela unidade de ação social da Gaiurb e resultou de uma parceria com o Instituo Nacional de Artes do Circo (INAC). Todas as sessões do workshop foram dinamizadas pelo formador Hugo Zanardi.
Esta atividade pretendeu promover o desenvolvimento de competências pessoais, educativas e sociais das crianças residentes no parque habitacional de Gaia, potenciar o desenvolvimento pleno da personalidade dos talentos e das habilidades físicas e mentais das crianças, dinamizar os recursos físicos dos empreendimentos sociais e promover uma saudável e instrutiva ocupação dos tempos livres.