WalkinGaia apresentado na Semana Europeia da Mobilidade
Vila Nova de Gaia assinalou a Semana Europeia da Mobilidade que, nesta 18ª edição, incidiu no tema «Caminhar e pedalar em segurança», sob o slogan «Caminha connosco», com o propósito de evidenciar que andar a pé ou de bicicleta, em segurança, traz benefícios para a saúde e para o ambiente.
As atividades dinamizadas pelo Município de Gaia foram dedicadas a toda a população, crianças e adultos, em conformidade com um vasto programa que resultou da estreita colaboração entre a Gaiurb, a Direção Municipal do Urbanismo e do Ambiente e a Direção Municipal de Infraestruturas e Espaço Público, que preencheu a semana de 16 a 22 de setembro.
Cerca de 1500 crianças do ensino básico participaram nas ações de sensibilização dinamizadas, todos os dias úteis, pela PSP e pela GNR, no âmbito do projeto «Escola Segura», com o propósito de alertar para a importância da segurança rodoviária e da circulação a pé e de bicicleta.
Centenas de pessoas participaram no passeio noturno de bicicleta, entre o Centro Cívico e a Alameda do Senhor da Pedra, no peddy paper pelo Centro Histórico e Avenida da República, e na caminhada de 7,4 quilómetros entre a Casa Branca e a Alameda do Senhor da Pedra, uma atividade conjunta com a Área Metropolitana do Porto, que inaugurou o Dia Europeu Sem Carros.
Várias atividades lúdicas relacionadas com a Semana Europeia da Mobilidade e com o Dia Europeu Sem carros, assinalado no último domingo, decorreram ao longo do corredor da Avenida da República, em pontos estratégicos cujo trânsito automóvel foi desviado pela Polícia Municipal.
A Semana Europeia da Mobilidade terminou com as «Conversas na Praça», durante as quais sobressaiu a apresentação da marca «WalkinGaia, que traduz o programa de comunicação visual integrada para o Centro Histórico de Gaia, de autoria de Alexandra Cabral, designer da Gaiurb, desenvolvido no âmbito do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, e cuja participação pública estará aberta durante o mês de outubro (Walkingaia.info@gmail.com).
Na circunstância, foi também apresentado o balanço do projeto-piloto «Gaia+Trotinete», que consiste na circulação de trotinetes a motor nas orlas marítima e fluvial do concelho, num total de 150 equipamentos em 19 locais diferentes, chamados «hotspots». Segundo Gustavo Silva, representante da operadora Circ, durante os 75 dias de implementação do projeto, já se realizaram mais de 24 mil viagens e percorreram mais de 83 mil quilómetros.
As «Conversas na Praça», que pretenderam discutir as vantagens de andar a pé e as formas de promover a alteração de comportamentos, contaram também com a participação de Bárbara Camarinha, do pelouro da Educação da Câmara, que proferiu uma palestra intitulada «Andar a pé e a saúde».
Foi ainda anunciado, por parte da AMP, o lançamento do simulador que permite calcular a pegada ecológica, mediante a escolha do modo de transporte, e pretende sensibilizar os utilizadores a optar por modos menos poluentes.
No final, foram entregues os prémios e os diplomas aos candidatos selecionados no âmbito do concurso de fotografia «Caminha Connosco … em Gaia». O autor da melhor fotografia, de oito votadas no Facebook, foi Rui Filipe Rocha que foi premiado co m uma bicicleta.
A iniciativa contou com a presença da diretora municipal do Urbanismo e Ambiente, Luísa Aparício, e o vereador Valentim Miranda.