Pausas criativas oferecem manualidades, brincadeiras náuticas e visitas culturais
O período de férias escolares das crianças que frequentam o projeto educativo de matemática «Divertir com o Saber» está a ser ocupado e animado pelo programa «Pausas Criativas», dinamizado pela Gaiurb, com a colaboração da Escola Oficina.
Até ao dia 17 de julho, a equipa de animadores levou até aos empreendimentos sociais várias atividades lúdicas e pedagógicas, que desafiaram a criatividade dos trabalhos manuais executados pelos mais pequenos: porta-moedas, marcadores de livro, porta-lápis, mobile, construção de carros, de aviões, de maracas, de jogos, de instrumentos musicais, tambor em rotação, alfinetes de peito, espanta espíritos, entre outros.
Paralelamente, foi dinamizado o jogo de educação financeira, que permitiu aplicar os conceitos de literacia financeira que foram trabalhados nas aulas do «Divertir com o Saber», no âmbito do programa «No Poupar Está o Ganho», que resultou de uma parceria entre a Gaiurb e a Fundação Cupertino de Miranda.
Este jogo pedagógico foi realizado em todos os empreendimentos sociais, com lixos e desperdícios da Escola Oficina, permitindo que as crianças conseguissem identificar os gastos necessários e os gastos supérfluos, ganhando o jogo, caso tivessem um consumo responsável.
O programa «Pausas Criativas» continua, desde 26 de julho, com outras atividades lúdicas e recreativas, designadamente modalidades náuticas de canoagem e de paddle, até dia 1 de agosto.