Projeto visa promover uma alimentação mais saudável no bairro da Afurada
Um grupo de dez moradores do empreendimento social do Cavaco, na Afurada, está a participar entusiasticamente nos workshops de alimentação e nutrição, no âmbito do projeto «Passo a Passo», dinamizado pela Abraço – Associação de Apoio a Pessoas com VIH/Sida.
Trata-se de uma resposta que intervém junto de consumidores de drogas duras e/ou álcool e toxicodependentes em processo de recuperação, desempregados com perfil para integração formativa e/ou profissional e reformados/pensionistas que necessitem de reinserção social.
O ciclo de sessões iniciou no dia 13 de dezembro do ano passado e prolonga-se até ao próximo dia 11 de Julho, sempre com periodicidade mensal e dinamizado pela técnica da Abraço, Ângela Marques. Ao longo deste meio ano, foram já dinamizadas oito sessões, num misto de teoria e prática, através da confeção e degustação de refeições saudáveis.
O principal objetivo destas sessões é promover um estilo de vida saudável, decorrente de uma alimentação completa, variada, equilibrada e sustentável. Pretende-se, também, prevenir transtornos alimentares e complicações inerentes a deficiências nutricionais (colesterol, hipertensão, problemas digestivos, apatia, mudança de apetite, entre outras).
O desenvolvimento de competências básicas de higiene e segurança alimentar e de preparação de refeições; a exploração de receitas económicas e saudáveis, fáceis de pôr em prática no dia-a-dia; a desmistificação de ideias generalizadas de alimentação e nutrição erradas e amplamente disseminadas são, também, objetivos do projeto.
«Passo a Passo» visa, ainda, incentivar o aproveitamento de recursos (água, energia, matérias-primas); implementar novas formas de poupança e estratégias de poupança (designadamente agua, luz e gás) e de rentabilização, mediante as condições e os recursos existentes.