Rota da Interculturalidade reuniu representantes de vinte países no centro cívico
O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento foi assinalado em Vila Nova de Gaia com a Rota da Interculturalidade, um evento que surgiu na sequência das ações desenvolvidas no Plano Municipal dos Imigrantes, Contrato de Segurança de Vila d’Este e Plano Municipal para a Igualdade.
A iniciativa decorreu no dia 21 de maio e contou com a colaboração de vários parceiros, designadamente o Programa Escolhas de Vila d’Este e Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho – Escolhe Vilar 7ª Geração, o CLS de Vila d’Este e a ASI – Associação de Solidariedade Social, cujo denominador comum consiste na implementação de ações no âmbito da sensibilização da igualdade de género e não discriminação.
Todos juntos, associaram-se à autarquia para celebrar a efeméride, através da promoção de uma das ações contempladas no Plano Municipal de Igualdade de Género e Não Discriminação.
Ao longo do dia, representantes de vinte países desfilaram tradições culturais, desde a língua até aos trajes, danças, gastronomia, artesanato, arte, joalharia, workshops, entre outros. Afeganistão, Angola, Bangladesh, Brasil, Cabo Verde, China, Congo, Cuba, Equador, Guiné, Índia, Japão, Marrocos, Moçambique, Moldávia, Portugal, Rússia, São Tomé, Senegal, Ucrânia foram os países presentes.
A Rota da Interculturalidade contou com a presença do Alto Comissário para as Migrações, Pedro Calado, que visitou todos os stands na companhia da vereadora da Ação Social, Marina Ascensão, e dos vereadores Manuel Monteiro, Valentim Miranda e José Guilherme Aguiar. Estiveram também presentes no evento os administradores da Gaiurb, Daniel Couto e Israel Oliveira.