Modalidade de xadrez atraiu 34 meninos residentes nos empreendimentos sociais
Quase metade das crianças (34 de um total de 82) que participaram na modalidade de xadrez nos Jogos Juvenis de Gaia 2019 era oriunda dos empreendimentos sociais, onde estão a frequentar o projeto educativo de matemática «Divertir com o Saber», que tem associada a modalidade de xadrez.
Algumas destas crianças integraram as equipas vencedoras, em representação das freguesias correspondentes às suas áreas de residência: 1.º lugar, a União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, com a Ana Campos, o Nelson Campos e a Naiara Gomes, residentes no empreendimento Ruy de Carvalho, em Vilar do Paraíso; e 2.º lugar, a União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, com a Lara Martins, o Leandro Pereira e a Matilde Santos, residentes no empreendimento de Tabosa, em Pedroso.
Em termos individuais não houve prémios para estas crianças, mas algumas destacaram-se nas seguintes equipas: 11.º Diogo Pereira, residente no empreendimento Alberto Martins Andrade, em de São Félix da Marinha; 13.º David Magalhães, residente no empreendimento Dr. Mário Cal Brandão, em Avintes; e 16.º Afonso Matos, residente no empreendimento D. Manuel Martins, em Oliveira do Douro.
A competição decorreu nos dias 11, 18 e 25 de maio, no Pavilhão Municipal Nelson Cardoso, e a entrega de prémios foi no dia 2 de junho, no Parque da Lavandeira.
Os Jogos Juvenis de Gaia foram distinguidos como o Programa Desportivo do Ano 2019 – Município de Gaia Amigo do Desporto.