Workshop incluiu a realização de trabalho prático de transformação de desperdícios
A Escola Oficina participou no I Congresso Internacional de Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento, promovido pelo CETESE – Centro de Estudos da População e Sociedade, em parceria com a Universidade Fernando Pessoa (UFP). Neste sentido, foi dinamizado um workshop intitulado «Escola Oficina – Education and Social Innovation for an Inclusive Society».
Esta ação, que decorreu entre os dias 17 e 19 de junho, na UFP, incidiu na área da cooperação e desenvolvimento sustentável e incluiu a realização de um trabalho prático que consistiu na transformação de desperdícios de peles numa capa para tablet, um produto final e de valor acrescentado.
Recorde-se que a Cimeira Mundial Humanitária de maio de 2016, promovida pela ONU, mostrou a urgência de repensar a ação humanitária, tendo em conta vários desafios, nomeadamente: articulação das organizações internacionais e não-governamentais; maior respeito pelas normas humanitárias e ação humanitária mais conectada às perspetivas de desenvolvimento.
Este congresso juntou os diversos intervenientes para repensar as formas de ação humanitária, quer nos clusters habituais, quer nas novas áreas – como o uso de novas tecnologias. Foi uma oportunidade única para partilhar as melhores práticas, estabelecer pontes entre os peritos académicos e os profissionais no campo, num momento em que a questão da qualificação e da qualidade da ação humanitária é, igualmente, uma questão predominante.