O Município de Gaia vai implementar, a partir de 1 de outubro, o projeto-piloto Gaia BIM - Building Information Modeling, que visa a melhoria da interação entre técnicos e serviços públicos, numa aposta na inovação e modernização dos procedimentos administrativos e na procura da excelência nos serviços públicos.
A nova funcionalidade disponibilizada pela Gaiurb permite a todos os técnicos integrar e participar no projeto, a título experimental e em complemento aos documentos instrutórios definidos, submetendo os modelos 3D BIM do projeto de arquitectura e/ou engenharia (no formato standard IFC - Industry Foundation Classes), no âmbito do licenciamento. Estão também criadas as condições para a visualização de modelos BIM durante os atendimentos técnicos.
A implementação do Gaia BIM Municipal foi tema do 1º workshop/sessão técnica que a Gaiurb organizou, em junho, com a presença de especialistas da Universidade do Minho e de Gabinetes de Arquitetura e de Engenheira, que apresentaram diferentes experiências e realidades na utilização da nova ferramenta, através de temas como "Implementação BIM em Portugal: Normalização e Formação"; "BIM it all!! - BIM na Arquitectura";" A melhoria do processo com a implementação BIM"; e "O BIM no Gabinete de Arquitetura - Desafios".
A sessão foi valorizada por um período de partilha de experiências profissionais onde foram ainda propostos alguns desafios para o futuro, seguindo-se um debate sobre as potencialidades, dificuldades e mais-valias na implementação do BIM ao nível municipal.
O evento contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, Patrocínio Azevedo, do vereador Valentim Miranda, dos administradores da Gaiurb, Daniel Couto, André Correia e Israel Oliveira, e da diretora municipal do urbanismo e Ambiente, Luísa Aparício, para além de técnicos do município e da Gaiurb.